Portfólio de Formadora

Portfólio de Formadora
"Le plus grand bien que nous faisons aux autres hommes n'est pas de leur communiquer notre richesse, mais de leur révéler la leur" (Louis Lavelle - L'erreur de Narcise)

Experiência Pedagógica

Sou, desde 1997, formadora nas áreas pedagógica (90 acções de FPIF) e comportamental. Ao todo, ministrei cerca de 180 cursos e 4500 horas de formação (mais de 2000 em autoscopias), destinadas a mais de mil e quinhentos formandos e trinta entidades clientes, de norte a sul do país, de executivos de topo a indiferenciados, ao serviço de três dezenas de centros de formação.

Alguns destinatários: 

Escola Profissional Gustave Eiffel, Hospital Ortopédico Dr. José D'Almeida, Centro de Saúde de Cascais, Carré Bleu, Ministério da Marinha, GNR, PSP, SEF, Brisa, Bombardier, Associação Portuguesa de Arte-terapia, Holmes Place, Fnac, Oki, ESCS - Escola Superior de Comunicação Social, EDP (Lisboa e Porto), CTT (Lisboa e Porto), HESE - Hospital Espírito Santo de Évora, Caixa Agrícola, SISAV, ISCTE, Media Capital (TVI), Bosh & Siemens, Media Markt, AMI, Auto Sueco, Águas do Algarve, Acreditar, Gás Fomento, Bene, Telepizza, Excide (Tudor), Konica Minolta, Link, Luís Simões, Cetelem, Repsol, Santander-Totta, OGMA, EMEL, Martinhal Beach Resort & Hotel, Mind Source, McDonald's, Fidelidade, Tranquilidade, Portugália...

Temáticas ministradas:

Todos os módulos da FPIF, à excepção do CP7; Técnicas de Apresentação / Falar em Público; Atendimento ao Cliente; Gestão de Reclamações; Relações Interpessoais; Comunicação Assertiva; Gestão de Conflitos; Liderança; Gestão do Tempo; Condução de Reuniões Trabalho em Equipa; Motivação; Inteligência Emocional; Empregabilidade; Acordo Ortográfico, etc.

Outros trabalhos no âmbito da formação:

- Elaboração de programas pedagógicos: a) a grande maioria das acções que ministro são criadas por mim à medida das necessidades do cliente; b) aquando da minha passagem pela APAVTForm, concebi mais de duas dezenas de acções de formação originais, quer de forma autónoma, quer em colaboração com parceiros de projecto (aqui, um exemplo); isto inclui, não apenas formação em sala, mas também outdoors:



Actividades cooperativas versadas sobre os valores da Gás Fomento.
 Entidade formadora: Companhia Própria. Local de Realização: Atlântico Golf Hotel (Peniche)

- Produção de manuais e materiais de formação: a) são em vasto número os manuais e as sebentas de resumo efectuados por mim ao longo dos anos (atendimento comercial, gestão do tempo, liderança, plano de sessão, acordo ortográfico, etc.), bem como os materiais didácticos; b) efectuei a revisão e actualização do manual de formação de formadores da entidade Rumos.


(Sebenta de apoio concebida por mim e disponibilizada a todos os formandos interessados no tema)
.   .   .
Do início...

A primeira oportunidade para ministrar formação chegou até mim pela mão do Dr. António Mão-de-Ferro, director da Nova Etapa e uma referência na formação em Portugal. Frequentava eu um pequeno curso de gestão nesse centro, quando, percebendo que eu era comunicativa e já detentora de CAP, decide convidar-me para assegurar algumas acções de técnicas administrativas e secretariado.

Quando lhe perguntei porque não me atribuía uma acção de formação de formadores, lembro-me como se fosse hoje do que me disse: - "Este é um público muito exigente e você ainda é muito novinha".

Ironicamente, isto viria a reforçar em mim a certeza de que era exactamente na formação pedagógica que residia a minha grande vontade.

Seis meses depois recebi, da entidade onde realizara a minha formação pedagógica inicial, o convite para ser formadora de FPIF, desde logo ministrando uma média de 40 horas por acção, e acompanhando sempre os formandos nas suas simulações. E, ao longo dos anos seguintes, jamais me ocorreria parar!

Aos poucos, viria então a alargar o leque de temáticas formativas, de acordo com o know-how adquirido por via académica e profissional.

Workshop Novo Referencial para a Formação de Formadores – perguntas e respostas. 
Organização: Forma-te. Local: Cooptécnica Gustave Eiffel, Lisboa. Data: 06/04/2013.
.   .   .

Descritivo das acções de formação realizadas: